sexta-feira, 15 de junho de 2018

‘APELARTE’ PODERÁ SER VISTA POR 700 A 900 TURISTAS, POR DIA, NO ÁTRIO DA CMFF


Foto D.R. André Gonçalves Cortesia CMF / in JM-Madeira)


























O átrio dos Paços do Concelho do Funchal é visitado, diariamente, por 700 a 900 turistas, que, durante uma semana, terão a oportunidade de visitar a exposição coletiva ‘APElarte’.
Composta por trabalhos de escultura – cerâmica e medalhões – realizados por alunos de Artes Visuais da APEL, a mostra foi inaugurada esta tarde pelo presidente da autarquia, Paulo Cafôfo, que lembrou que este espaço é visitado, todos os dias, “por 700 a 900 turistas”.
“E, por isso, fazemos questão de, neste átrio, termos sempre elementos que possam acrescentar valor arquitetónico à história do edifício ou algum conteúdo”, sendo a arte um exemplo disso.
O autarca sustentou ainda ser “importante também a escola sair dos seus muros e poder mostrar aquilo que faz, porque habitualmente isso não acontece. E quando acontece, e temos que fazer com que aconteça mais vezes, é ótimo podermos estar ligados: alunos, antigos alunos, professores, todos neste espírito da educação”, realçou.
Paulo Cafôfo reiterou a disponibilidade da Câmara para acolher estas parcerias, recordando que “este é o segundo ano desta iniciativa. A primeira foi no Museu Henrique e Francisco Franco e agora viemos para outro espaço da autarquia”.
Por seu turno, Diogo Goes, vice-presidente da Associação de Antigos Alunos da APEL, responsável por esta iniciativa, afirmou que “todo o conceito da arte passa por tornar público aquilo que se faz, nesta medida, levar a expressão plástica realizada no interior das escolas para o espaço público, neste caso, a Câmara Municipal do Funchal, faz todo o sentido”.
Já Luís Perez, coordenador de Artes Visuais, defendeu que “a escola não pode ser apenas conteúdos, trabalhos de casa e testes. Tem que ser também criar momentos de convívio, de vivências, para depois criar memórias, porque essas ficarão para sempre na memória dos nossos alunos”. Assim, complementou que “estarmos na Câmara, hoje, é mais uma memória que vai ficar ligada à APEL e à Câmara Municipal”.
De igual forma, Gonçalo Faria, diretor pedagógico da APEL, manifestou a sua satisfação e orgulho por esta iniciativa. “Tem sido fundamental ver este entrosamento que sempre existiu com antigos alunos: uma vez na universidade, uma vez mais velhos, voltam sempre à sua escola, com prazer, vêm-nos felicitar e deixam sempre boas memórias e boas histórias”, enalteceu.   
por Sofia Lacerda in JM-Madeira (15-06-2018)


Sem comentários:

Enviar um comentário