terça-feira, 23 de maio de 2017

Diogo Goes em revista nos Programas da RTP

In Madeira Viva

in Casa das Artes

in Telejornal-Madeira

Diogo Goes integra 4 exposições da 2ª Bienal de Arte de Gaia









































O artista plástico madeirense Diogo Goes torna a ser convidado a integrar 4 exposições coletivas, com artistas convidados, no âmbito da 2ª Bienal de Arte de Gaia ­ Artistas Convidados. Os trabalhos selecionados, no domínio da pintura, estarão expostos para além de Vila Nova de Gaia, também no Pólo do Desporto, em Gondomar e nos pólos da bienal, em Viana do Castelo e na cidade de Barcelos.

Dos trabalhos do autor, a apresentar nas exposições, de destacar os de médio formato, intitulados de: “Borquilha” e “Goya+Bosch+Goes: Porque no puedes?”, ambos a acrílico sobre cartão, a expor em Viana do Castelo e Barcelos, respetivamente. E, “Momy, I go to New York” e “A Franga espreita o Burro, de Fernando Pessoa”, acrílicos sobre tela de algodão e madeira, a expor em Gaia e Gondomar, respetivamente. Acrescenta-se ainda, outro trabalho do autor intitulado “S/título ou Vista sobre Gaia” – desenho, que também estará representado em catálogo.
                                                                                                                                           
Refira-se que o jovem madeirense Diogo Goes, foi Artista Convidado da 1ª Bienal de Arte de Gaia (em 2015) e do Projeto “Onda Bienal de Gaia” (2015-2016), onde ao longo destes dois anos, participou em sete grandes exposições, em espaços como a Fundação Escultor José Rodrigues, no Porto; no Fórum Cultural da Fundação da Bienal de Cerveira; no Auditório Municipal de Gondomar; no Mercado Municipal de Gaia, entre outros.

Diogo Goes é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. Viveu e Trabalhou no Porto, como formador e consultor cultural. Reside atualmente em São Gonçalo, Funchal. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e integrou mais de cento e vinte exposições coletivas, em todo o país e estrangeiro. Das participações internacionais, de destacar a Representação Portuguesa na “Bienal de Milão 2015 – Mediterrânea 17”, em 2015 nas cidades de Génova e Milão (ITÁLIA) e em 2013, na “VI Bienal de Jovens Criadores da CPLP” em Salvador da Bahia (BRASIL). Integrou também o Ciclo de Exposições “Comemorações do Ano das Artes Portugal no Brasil e do Brasil em Portugal 2012/2013”, em São Paulo (BRASIL).

A Bienal de Arte de Gaia é uma organização da Artistas de Gaia – Cooperativa Cultural CRL, realizada em Parceria e com o Apoio da Câmara Municipal de Vila Nova de Gaia. A direção artística da Bienal está a cargo do artista plástico e curador Agostinho Santos, Presidente da Direção da Cooperativa Artistas de Gaia.

Nesta que será a 2ª edição da Bienal de Arte de Gaia, a organização revela a envolência de quinhentos artistas, entre concorrentes ao Concurso e Artistas Convidados, e mais de 1500 obras com distintas áreas de intervenção artística, nos domínios do desenho, da pintura, da escultura, fotografia, instalação, entre outros. O cariz temático desta Bienal, apela à reflexão sobre as causas sociais, do combate à pobreza, à defesa das minorias, sendo temas transversais a toda a programação.

São já conhecidos os “padrinhos” desta 2ª Bienal de Arte de Gaia: o Maestro Rui Massena, Miguel Guedes e a jovem pianista Rafaela Oliveira, participante no concurso televisivo “Got Talent Portugal”. Refira-se que na edição anterior, em 2015, foram “padrinhos” o músico Pedro Abrunhosa e o escritor Valter Hugo Mãe.

A antiga Fábrica Coats & Clark, o Convento do Corpus Christi, e a Biblioteca Municipal de Gaia irão acolher a maioria das 32 exposições programadas para este evento. A Bienal estará ainda em itinerância, por mais oito concelhos do norte do país. O evento decorrerá de 8 de Julho a 15 de Setembro.
















Déjà-vu 2 prolongada até 9 de Junho na Escola da APEL