terça-feira, 24 de abril de 2018

Antigos Alunos da APEL organizam a 2ª edição da Semana da Arte



http://fenixdoatlantico.blogspot.pt/2018/04/antigosalunos-da-apel-organizam-segunda.html#more

https://www.jm-madeira.pt/regiao/ver/31698/Semana_da_Arte_da_APEL_leva_trabalhos_de_alunos_a_Bienal_de_Gaia


«A Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA) irá organizar a segunda edição da ‘Semana da Arte’. O evento, que se realiza de 2 a 4 de maio, irá incidir sobre os temas do Cinema, Artes Plásticas e Moda, dando vida a um programa vasto e que inclui, entre outras atividades, conferências, visitas a exposições, atuações musicais por grupos conhecidos do público madeirense e exposições de trabalhos de alunos da área de Artes da Escola da APEL. Todavia, a grande surpresa anunciada pela segunda edição da Semana da Arte é a participação de trabalhos de alunos dos anos letivos 2017/2018 e 2018/2019 na Bienal Internacional de Arte de Gaia, a ter lugar em 2019. Esta oportunidade, gerada por contactos desenvolvidos por Diogo Goes, vice-presidente da Associação e curador da Semana da Arte, representa uma conquista da Associação dos Antigos Alunos para a Escola da APEL, assim como uma oportunidade única para os alunos de Arte daquela escola apresentarem o seu trabalho num prestigiado evento de cariz internacional.


Iniciativa com programa ambicioso
A organização revela um cartaz ambicioso, contando, desde logo a Sessão da Abertura, com a presença de Jorge Carvalho, Secretário Regional da Educação, seguindo-se uma conferência, dedicada ao Cinema, que contará com a presença de Elsa Gouveia e Pedro Pão, organizadora e programador do Madeira Film Festival, respetivamente. Posteriormente, terá lugar uma atuação da ‘Triple A Music Band’, uma banda de ‘covers’, que toca músicas de várias épocas e estilos adaptados à sonoridade do ‘Pop’ com um toque de ‘Jazz’ de fusão.

No segundo dia, dedicado ao tema das Artes Plásticos, os alunos da APEL realizarão várias visitas de estudo a museus da Região, destacando-se o MUDAS. Museu de Arte Contemporânea da Madeira. Estas visitas guiadas àqueles espaços,  serão seguidas de discussão aberta, no local dos museus, sobre os temas focados nas mesmas e sobre as abordagens adotadas pelos artistas responsáveis pelas obras.

No terceiro dia, dedicado ao tema da Moda, terá lugar uma conferência com a participação do estilista André Correia e de Patrícia Oliveira, antiga modelo. Porque têm da indústria da Moda perspetivas complementares, ainda que diferentes, os convidados certamente transmitirão aos presentes uma visão enriquecedora e construtiva do assunto, contribuindo para um conhecimento mais profundo do mesmo. Posteriormente, terá lugar uma atuação da banda ‘Stardust Acoustic Project’, grupo de música que transforma grandes êxitos dos anos oitenta em versões acústicas.



Alunos com a oportunidade de expor os seus trabalhos
Paralelamente aos eventos integrados no programa da II Semana das Artes, o evento servirá de mote para a realização de várias exposições. Nesse sentido, durante a II Semana das Artes, estará patente uma exposição de trabalhos de escultura de alunos da APEL num espaço municipal. Posteriormente, e ainda ao abrigo da II Semana das Artes, terá também lugar uma participação de trabalhos de desenho de alunos da APEL na exposição de Diogo Goes na galeria ‘Marca d’Água’.

“Diogo Goes é a grande referência da Semana da Arte”
“Depois do sucesso da ‘Semana da Arte’ do ano passado, é com muita satisfação que vemos o evento ter continuidade na edição deste ano, abordando novos temas e trazendo à escola intervenientes diferentes, mas que muito contribuirão com a sua visão, as suas experiências e os seus conselhos a todos aqueles que marcarão presença nos vários momentos integrados na iniciativa”, afirmou Francisco Gomes, presidente da Direção dos Antigos Alunos da APEL.

“A ‘Semana da Arte’ é uma consequência quase natural da proeminência que o Programa de Artes da APEL tem ganho ao longo dos últimos anos, fruto da qualidade dos alunos que têm passado pela escola e dos docentes que aqui têm encontrado, e também do trabalho do Diogo Goes, antigo aluno da escola e vice-presidente da Associação, que é a grande força por detrás desta iniciativa e o seu indiscutível mentor. Muito graças à dedicação e ao empenho pessoal dele, que são exemplares, os Antigos Alunos pretendem afirmar e contribuir para a tradição de excelência do programa de Artes da APEL, sendo, para todos nós, um orgulho o sucesso que a escola tem conquistado nesta e em tantas outras áreas de formação académica e cívica”, concluiu o líder da Associação, Francisco Gomes.» (texto editado)
Fonte: AAAEA / in JM-Madeira, 24-04-2018

Exposição "Para a construção do Museu de Causas" inaugurada quarta-feira em Gaia









«A exposição "Para a construção do Museu de Causas/Coleções Agostinho Santos", que junta 44 autores, é inaugurada quarta-feira no Convento Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia, integrada nas comemorações do 25 de Abril desta cidade. Além de juntar 44 artistas, um número simbólico face ao facto de a Revolução dos Cravos estar a comemorar 44 aniversários, a mostra é uma das etapas de um objetivo maior: "o de construir em Gaia, mas com polos espalhados pelo país, um Museu de Causas", disse à agência Lusa o promotor da ideia, o pintor e jornalista Agostinho Santos.
"Pretendemos sensibilizar os artistas a abordarem temas sociais. Acredito que através de um museu e de um programa expositivo se consiga pôr a sociedade a pensar, olhando para a arte como uma arma de reflexão e não como mero elemento decorativo", disse o artista. Agostinho Santos teve a ideia de constituir um Museu de Causas, que diz ser "inédito no país e na Europa" em 2015, quando apresentou a tese "Paleta Contemporânea - Museu de Causas", no âmbito do doutoramento em Museologia que frequentou na Faculdade de Letras e Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Entretanto, o projeto já se traduziu num livro e na quarta-feira, no feriado do 25 de Abril, às 17:30, é inaugurada uma exposição demonstrativa do que virá a ser o Museu de Causas.

A mostra, que ficará patente até 20 de maio, conta com 70 obras e o ato inaugural terá uma conferência do professor Armando Coelho que foi orientador da tese de Agostinho Santos. "A ideia é que o Museu de Causas seja edificado em Gaia, mas pretende-se abranger as Áreas Metropolitanas do Porto e Lisboa, onde infelizmente residem as maiores carências sociais. Já estou a fazer diligências no sentido de abrir um importantíssimo polo em Lisboa", disse à Lusa Agostinho Santos, sem, no entanto, revelar para já datas nem prazos. Quanto à escolha de Vila Nova de Gaia, distrito do Porto, para a sede, o artista que é também diretor da Bienal Internacional de Arte de Gaia e coordenador do projeto Onda Bienal, explicou que este é o seu concelho natal e que tem encontrado "muito interesse pelo projeto por parte do atual executivo".

Agostinho Santos quer que o Museu de Causas "agite a sociedade, os artistas e o público", levando-os a refletir sobre temas como a guerra, a paz, a fome, o desemprego e a corrupção, entre outros. O projeto será constituído por duas coleções, a de Agostinho Santos, e uma segunda com vários artistas, totalizando, "para já, 6.500 obras de mais de 300 autores".Em causa estão trabalhos em forma de desenho, escultura, pintura, vídeo e fotografia, "todas as expressões artísticas", como descreveu o promotor, frisando que se trata de um museu de arte contemporânea.» 

in Diário de Notícias, 23-04-2018

«Madeirense Diogo Goes em exposições no norte de Portugal»

http://www.dnoticias.pt/5-sentidos/madeirense-diogo-goes-em-exposicoes-no-norte-de-portugal-FK3059777#


A exposição individual do artista plástico madeirense Diogo Goes denominada ‘Caprichos de Goes, em Coleção particular’ está a decorrer até ao próximo dia 28 de Abril, na Casa Branca de Gramido, tutela do Município de Gondomar. Até esta terça-feira, várias centenas de pessoas visitaram a exposição, tendo sido realizadas visitas guiadas com o autor e várias iniciativas do município, com destaque para a apresentação do Projecto Residências, uma iniciativa de teatro com os actores Carlos Vieira e João Ferreira, e as conferências com Adriano Moreira e José Adelino Maltez, além da reunião do Conselho Metropolitano do Porto.
Refira-se que desta exposição resultou ainda a edição limitada de um catálogo com textos da autoria do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Gondomar, Luís Filipe Araújo, do curador Agostinho Santos e de Diogo Goes.
O madeirense integra ainda uma nova exposição colectiva de âmbito nacional, intitulada ‘Para a construção do Museu de Causas’ – Colecções de Agostinho Santos – que inaugura no próximo dia 25 de Abril, pelas 17h30 no Convento do Corpus Christi, em Vila Nova de Gaia.
Esta exposição colectiva, dedicada às causas sociais, está inserida nas Comemorações do 44.º Aniversário do 25 de Abril, e reúne obras de 44 artistas plásticos e autores portugueses já consagrados entre os quais, Agostinho Santos, Albuquerque Mendes, Baltazar Torres, Francisco Laranjo, Graça Morais, José Rodrigues, Júlio Pomar, Júlio Resende, Paulo Neves, Valter Hugo Mãe, Zulmiro de Carvalho, além do jovem Diogo Goes que apresenta dois trabalhos de pintura de médio formato.
A inauguração da exposição contará ainda com uma palestra proferida pelo professor catedrático jubilidado, Professor Doutor Armando Coelho, da Faculdade de Letras da Universidade do Porto e ficará patente ao público até 20 de Maio, podendo ser visitada de Terça a Domingo, no horário das 10 às 18 horas.
Diogo Goes é autor de cinquenta exposições individuais e já integrou mais de cento e vinte exposições colectivas em todo o país e estrangeiro. A par da sua actividade artística, é professor universitário e director de eventos no ramo empresarial e associativo. Encontra-se a preparar novas exposições individuais, a revelar brevemente, duas já neste ano, na Madeira e outra em 2019 no norte do país. in Diário de Notícias, 24-04-2018