terça-feira, 29 de agosto de 2017

Performance Mala Posta de Viagem, por Diogo Goes com destaque na imprensa

in Gaia Semanário, 25-08-2017

in JM-Madeira, 27-08-2017

in JM-Madeira, 19-08-2017

Personalidades marcam presença em performance de Diogo Goes

https://jm-madeira.pt/cultura/ver/13620/Personalidades_marcam_presenca_em_performance_de_Diogo_Goes



















O artista plástico Diogo Goes realizou, no passado sábado, no âmbito da programação da Bienal Internacional de Arte de Gaia 2017, uma nova apresentação da performance "Mala Posta de Viagem".

O "Happening" de Diogo Goes, que permitia a interação com o público, contou com a presença e participação de distintas personalidades da cultura e da política nacional. É de destacar o artista plástico e curador Agostinho Santos, diretor da Bienal de Arte de Gaia; a presença do deputado à Assembleia da República, João Paulo Correia, presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, em Gaia, e também vice-presidente do grupo parlamentar do Partido Socialista à Assembleia da República. 

Saliente-se, ainda, a presença da presidente do Conselho Português para a Paz e Cooperação, Ilda Figueiredo, ex-eurodeputada e atual candidata da CDU à Câmara Municipal do Porto.

"O artista agradece à organização, às entidades presentes, à comunicação social e a todos os convidados e espectadores que tomaram parte e participaram nesta iniciativa", diz, numa nota enviada à imprensa.

Diogo Goes prepara agora para 2018 novas exposições individuais para o Porto e Funchal.

JM

PERFORMANCE DE ARTISTA PLÁSTICO MADEIRENSE DIOGO GOES TRIUNFA NA BIENAL

https://jm-madeira.pt/cultura/ver/13623/Performance_de_artista_plastico_madeirense_Diogo_Goes_triunfa_na_Bienal

A 2.ª Bienal Internacional de Arte Gaia 2017 percorreu, neste sábado, dia 26, novos caminhos, com a performance “Mala Posta de Viagem”, do artista plástico madeirense Diogo Goes. Tratou-se de um exercício multifacetado de Diogo Goes à volta de uma mala, de uma pintura do próprio autor e de quatro telas vazias, que foram ganhando vida ao longo da “história” contada em meia hora pelo artista, sem recurso à palavra. 

O “happening” do madeirense, no principal pavilhão do Centro Empresarial Fercopor, onde bate o coração da Bienal, mereceu o aplauso dos amantes de arte presentes, entre os quais se destacava o deputado à Assembleia da República e presidente da União de Freguesias de Mafamude e Vilar do Paraíso, João Paulo Correia.

A performance “Mala Posta de Viagem” foi uma forma de dar nova dimensão à Bienal gaiense, que abriu no dia 8 de julho e terminará em 30 de setembro, com 31 exposições espalhadas por quatro espaços de Vila Nova de Gaia – Centro Fercopor, Biblioteca Municipal, Convento Corpus Christi e  Mosteiro de S. Salvador de Grijó – e por oito polos no norte e centro do país: Porto, Gondomar, Barcelos, Viana do Castelo, Vila Nova de Cerveira, Monção, Seia e Figueira da Foz.

Diogo Goes, com obras expostas na Bienal, tem vindo a criar diferentes versões da performance “Mala Posta de Viagem”, que já desenvolve há dois anos. Licenciado em Belas Artes/Pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, Goes já realizou mais de meia centena de exposições individuais e participou em mais de 120 exposições coletivas.

JM