sexta-feira, 27 de janeiro de 2017

Agenda de Exposições Janeiro / Fevereiro de 2017































O artista plástico madeirense Diogo Goes, participou no final do ano transato, e pelo sexto ano consecutivo naquela que foi a oitava edição do livro “Histórias da Ajudaris’16”, responsabilidade da Associação de Solidariedade Social Ajudaris, sediada na cidade do Porto e que contempla uma exposição nacional itinerante, de ilustração infantil. Diogo Goes ilustrou o texto intitulado “Feira das Maçã”, da autoria de crianças, alunos do 1º ciclo da Escola Básica do Covelo, patente no Volume I, desta  8ª edição.

Agora, é desta vez convidado a iniciar uma outra colaboração solidária, em nova publicação, envolvendo aquela associação e Banco de Portugal, e destinando-se o apoio ao desenvolvimento de iniciativas com o Hospital Dona Estefânia, que terão lugar, a partir do 1º trimestre deste ano de 2017. Desta nova publicação de ilustração infantil, a partir de textos escritos por colaboradores do Banco de Portugal e seus filhos, resultarão ainda, várias exposições em espaços asociados às várias entidades parceiras, Banco de Portugal e Hospital Dona Estefânia. Refira-se que, todas as terças-feiras, colaboradores do Banco de Portugal deslocam-se ao Hospital Dona Estefânia para contar as Histórias da Ajudaris e desempenhar outras ações solidárias.

O texto original ilustrado para o efeito por Diogo Goes, intitula-se “Um truque para aproveitar restos de comida” e é da autoria de Sofia Pimentel e Isabel Maria Lencart Pimentel. Refira-se que a tema “A Alimentação e o Combate ao Desperdício” foi o mote para os trabalhos realizados para a edição de 2016, tendo neste ano de 2017 sido lançado o desafio, aos pequenos autores e artistas convidados, de interpretarem o tema da “Família”.

Os estabelecimentos de ensino que se queiram associar a estas iniciativas, poder-se-ão inscrever até  31 de Janeiro. www.ajudaris.org

O projeto “Histórias da Ajudaris” tem vindo a crescer ao longo de oito anos de existência, conta atualmente com a participação de mais de 600 estabelecimentos de ensino de todo o país e mais de 500 artistas plásticos e ilustradores solidários, e com uma envolvência 30 mil pessoas, numa rede de afetos que junta voluntários, técnicos sociais, professores, alunos, encarregados de educação, artistas solidários, parceiros, mecenas e patrocinadores, apaixonados, pela leitura, escrita, arte e solidariedade.  Foram já realizadas neste âmbito, mais de 140 exposições em Museus, e Bibliotecas Municipais e anualmente, mais de cinquenta sessões de apresentação e lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris” em todo o país.

Diogo Goes é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com Formação na área da Pedagogia. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e no estrangeiro. Soma vários prémios e bolsas. Tem atualmente a decorrer em simultâneo, vários projetos e exposições na Região, no país e a nível internacional.

segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Exposição "Déjà-vu" reúne desenhos de alunos da Escola da APEL a autores consagrados



































«Aqui deixamos mais alguns registos dos trabalhos expostos na Exposição 'Déjà-Vu 1', integrada na 'Semana da Arte' (APELarte) da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL, com os devidos agradecimentos a todas as pessoas e instituições que possibilitaram a realização desta exposição.
Esta é uma iniciativa que reúne num mesmo espaço de exposição, trabalhos de actuais alunos de Artes Visuais da Escola da APEL, Ângela Caires, Gabriela Sousa e Pedro António Almada a obras do Pintor do Modernismo Português, Henrique Franco e a obras dos artistas plásticos e curadores da mostra, Luís Paixão (escultor, antigo professor da Escola da APEL) e Diogo Goes (pintor, antigo aluno da Escola da APEL e Vice-Presidente da Direcção da AAAEA).» Cortesia AAAEA

Exposição "Déjà-Vu 1" inaugura «APELarte», iniciativa da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL






in Diário de Notícias, 17 de Janeiro, de 2017

Aqui ficam alguns registos da inauguração da Exposição 'Déjà-Vu 1', integrada na 'Semana da Arte' (APELarte) da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL


Exposição "Déjá-vu" apresenta catálogo





















































































A "APELarte - Semana da Arte", é iniciativa da Associação dos Antigos Alunos da Escola da APEL (AAAEA), e teve inicio a sua pré-programação, no passado dia 13 de Janeiro, com a inauguração da exposição ‘Déjà-Vu 1’, patente no Museu Henrique e Francisco Franco, e que decorrerá até ao dia 5 de Maio.
No tempo intermédio, serão também realizadas as mostras ‘Déjà-Vu 2’, na Escola da APEL, e ‘Déjà-Vu 3’ e "Déjá-Vu 4" em novos espaços aderentes à iniciativa.
Ainda no âmbito da ‘Semana da Arte’, serão realizados espetáculos e conferências em vários espaços da cidade do Funchal, tendo por objetivo celebrar o trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pela Escola da APEL ao longo dos anos no campo das Artes e oferecer aos atuais alunos, antigos alunos e professores daquela escola a oportunidade de apresentarem os seus trabalhos ao público.

Ciclo “Objectos Partilhados” de Diogo Goes registou mais de 4000 visitantes

A organização do “Ciclo Objectos Partilhados” em jeito de balanço, de 2016, revela os números do projeto: o conjunto de iniciativas contou com mais 4000 visitantes, 725 dos quais visitaram «Pinturas Francas, sobre o retrato em Osculum», (registados de 2 de Setembro até 15 de Dezembro 2016) patente no Museu Henrique e Francisco Franco, até 6 de Janeiro de 2017, sendo os restantes, cerca de 3300 pessoas visitaram «Quis que as galinhas... a partir da “Poule noir”, de Henrique Franco», patente no Hall da Câmara Municipal do Funchal, entre 13 de Setembro a 3 de Outubro de 2016.

O Ciclo Objectos Partilhados, da autoria e coordenação do artista plástico funchalense Diogo Goes, natural de São Gonçalo, foi uma iniciativa apoiada e realizada em parceria com Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Economia e Cultura, da Divisão de Cultura e Turismo e Museu Henrique Francisco Franco, que teve por principal objetivo interpretar a obra Moderna dos irmãos Franco, conferindo-lhes um redimensionamento estético contemporâneo.

Dos resultados obtidos, destaca-se a realização: 2 exposições; 3 oficinas criativas; 4 aulas-conferências; 7 visitas guiadas específicas. O Ciclo Objectos Partilhados contou ainda teve uma envolvência de 31 entidades parceiras, públicas e privadas; 8 autores (entre artistas convidados, oradores, e autores de textos); foram ainda publicados: 2 livros-catálogos, com uma divulgação online realizada através de 16 plataformas digitais, blogs, páginas web das entidades parceiras e redes sociais, com um global de mais de 241.600 vizualizações.

Refira-se que, foi intensa a envolvência do público visitante e dos grupos de diversas escolas e instituições de solidariedade social, com o projecto, tendo sido a desenvolvidos vários serviços educativos, contemplando oficinas de expressão plástica, anches solidários, visitas guiadas e aulas-conferência. O prolongamento das exposições, veio aumentar a adesão do público visitante.

Destacamos que as iniciativas do Ciclo “Objectos Partilhados” foram também integradas em vários projetos de âmbito nacional: no CicloOsculum / Totem, com a Fundação Millennium BCP”, para o biénio 2014/2016; na Programação Oficial das Jornadas Europeias do Património Cultural, uma iniciativa da Comissão Europeia com a Direção Geral do Património Cultural; e na Programação do Dia Nacional dos Bens Culturais da Igreja, iniciativa da Conferência Episcopal Portuguesa e do Secretariado Nacional dos Bens Culturais da Igreja. O projeto mereceu também, ampla divulgação nacional, operada pelo Ministrério da Cultura, através da Agenda Cultural do Gabinete de Estratégia, Planeamento, e Avaliação Culturais – GEPAC.

Diogo Goes, é natural de São Gonçalo, antigo aluno da Escola da APEL e Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com Formação na área da Pedagogia. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e estrangeiro. Soma prémios e bolsas. Tem atualmente a decorrer, vários projetos a nível nacional e internacional em que participa.

O autor agradece a todas as entidades e a todos aqueles que, de algum modo participaram no projeto!