sábado, 17 de março de 2012

Diogo Goes traz ao Funchal “In Hoc Signo - Vinho Madeira”

PUBLICADO NA EDIÇÃO IMPRESSA
Sabado, 17 de Março de 2012
Por Lucia Mendonça da Silva
O Museu de Electricidade Casa Luz será o primeiro espaço a acolher a exposição que o artista plástico madeirense Diogo Goes apresentará, a partir do próximo mês, no Funchal sob o tema “In Hoc Signo - Madeira Wine”.

Trazida à Região no seguimento do “Circuito do Vinho do Porto”, um projecto promovido pela Fundação da Juventude com a Associação Cultural Ar Evento, e do qual o Diogo Goes faz parte, esta exposição promoverá desta feita o Vinho Madeira, produto que o inspirou e que o levou a criar as obras que vão poder ser vistas na “Casa da Luz”, a partir de 4 de Abril; no Instituto do Vinho, do Bordado e do Artesanato da Madeira (IVBAM), a partir de 17 de Maio, e no Teatro Municipal Baltazar Dias (com data de inauguração ainda por confirmar).

Contando na Região com o apoio da Secretaria Regional do Ambiente e dos Recursos Naturais, Direcção Regional de Juventude e IVBAM, Diogo Goes revelou que nestas exposições participarão outros artistas nacionais, nomeadamente, Agostinho Santos e Jorge Braga.

Ainda em relação à exposição que será inaugurada no dia 4 de Abril, pelas 18h00, no Museu de Electricidade Casa da Luz, o artista madeirense revelou que, nesta mostra vão estar expostos cerca de 20 trabalhos de grande fomato e à volta de 40 de pequeno formato, todos da sua autoria. Já Agostinho Santos apresentará 15 trabalhos de pequeno formato, peças criadas a partir de caixas de madeira para vinho.

Inspirando-se nos contos populares, bem como em textos teológicos e literários, Diogo Goes explicou ainda que recorreu a figuras grotescas (burros, vacas e galinhas) e transformou-as em «ícones da cultura madeirense», traçando, como mensagem subjacente, a humildade e o trabalho árduo que estão, no seu entender, na génese da produção do Vinho Madeira.





Lucia Mendonça da Silva