terça-feira, 4 de setembro de 2018

Estreia excluisva dos Vox Drama no Grand Café Penha d’Águia em tertúlia sobre “O Vinho e a Literatura”



 




 Estreia excluisva dos Vox Drama no Grand Café Penha d’Águia
em tertúlia sobre “O Vinho e a Literatura”

No passado dia 27 de Agosto de 2018, decorreu pelas 18h30m no Grand Café Penha D'Águia uma tertúlia intitulada "O Vinho e a Literatura". Esta foi uma iniciativa organizada pela Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Economia e Cultura e da Biblioteca Municipal do Funchal, e que contou com a parceria do Grupo Penha d’Águia. Este projeto que decorrerá em vários estabelecimentos comerciais da cidade do Funchal, tem por principal objetivo, a dinamização e revitalização do comércio e do tecido empresarial funchalense. Deste modo, pretende-se a reforçar sinergias e criar novos dinamismos entre a sociedade civil, o tecido empresarial local e os agentes públicos. Este evento vem assim, aliar a tradição vinícola e a enologia à cultura contemporânea, através da literatura e da música, apresentadas num espaço simbólico da tradição madeirense, com a marca de uma história de quase 175 anos – da Penha d’Águia.

Sobre as duas temáticas de cartaz,  será também realizada a estreia em exclusivo do novo o projeto musical os Vox Drama, cuja apresentação oficial revela um reportório próprio, autoria da banda, naquela que será uma nova proposta criativa na área da música original em formato de duo para duas guitarras e voz, concebida para espaços intimistas pelos compositores e multi-instrumentistas Tozé Cardoso na voz e guitarra e Rui Vieira, na guitarra e baixo. Para a realização deste novo projeto a Vox Drama «agradece à Câmara Municipal do Funchal através da Biblioteca Municipal, à Associação Xarabanda, ao Grand Café Penha D'Águia e ao sonoplasta Beto Madeira.» Tozé Cardoso foi professor de música e é actual dinamizador cultural, produtor,  guionista, multi-instrumentista,  compositor e letrista. Rui Vieira, Professor na área dos cordofones madeirenses, formado pelo Gabinete Coordenador de Educação Artística e pela Associação Musical e Cultural Xarabanda Guitarra, Baixo, é também Designer licenciado pela Universidade da Madeira.

Esta tertúlia teve como oradores convidados: Joaquim Pinheiro, Professor Auxiliar da Universidade da Madeira e Investigador integrado do Centro de Estudos Clássicos e Humanísticos da Universidade de Coimbra; Francisco Albuquerque, o prestigiado enólogo internacional, Diretor de Enologia e Qualidade da BLANDY - Madeira Wine Company, Provador da Câmara de Provadores do Instituto do Vinho, Bordado e Artesanato da Madeira; e vários representantes empresariais Dina Luís, Engenheira Agro-alimentar e Diretora de produção e enologia na Justino’s Madeira Wines, tem uma vasta experiência profissional em várias empresas na região do Tejo, e Alentejo. Regina Pereira, Engenheira Agrícola, Pós-graduada em Marketing, formadora em várias Escolas na Região, é consultora da Madeira Vineters e exerce funções na Cooperativa Agrícola do Funchal; Américo Pereira, Sócio Fundador e Gerente da empresa EnoMania – Distribuição de Vinhos, é formado em Restauração e Serviço de Bebidas, Sommelier possui o Curso de Análise Sensorial de Vinhos. Foi conferencista e júri de concursos e provas, tendo recebido vários prémios e distinções. A moderação estará a cargo do jornalista Luís Reis.

Com esta nova iniciativa o Grand Café Penha d’Águia apresenta ao público um conceito harmónico-melódico e uma dinâmica de concertos muito particulares, naquela que é «mais uma vez, uma clara aposta na Cultura e nos artistas madeirenses», como refere Óscar Fernandes, administrador executivo do Grupo Penha d’Águia


Grand Café Penha d’Águia estreia “Noite Brasileira” e “Noite Espanhola”





































Grand Café Penha d’Águia estreia “Noite Brasileira”
e “Noite Espanhola”

Nesta Sexta-feira, 31 de Agosto, Grand Café Penha D'Águia apresenta mais evento uma “Noite Brasileira” com menu alusivo ao tema. Este evento decorrerá a partir das 20 horas. Já no próximo dia Sexta-feira, 7 de Setembro, o Grand Café estreia mais evento, com jantar temático, desta vez uma “Noite Espanhola”, contando com novas surpresas. Estão ainda disponíveis reservas.

Refira-se que na passada Segunda-feira, decorreu no Grand Café Penha d’Águia, a primeira tertúlia intitulada "O Vinho e a Literatura" iniciativa coorganizada em parceria com a Câmara Municipal do Funchal, através do Departamento de Economia e Cultura e da Biblioteca Municipal do Funchal. Este evento veio aliar a estreia do novo projeto musical Vox Drama (Tozé Cardoso e Rui Vieira), a uma tertúlia acompanhada de prova de vinhos. Esta tertúlia teve como oradores Joaquim Pinheiro, Dina Luís, Regina Pereira, Américo Pereira, estando a moderação estará a cargo do jornalista Luís Reis. A iniciativa contou com a presença da Vereadora Madalena Nunes.


Com estas dinâmicas o Grand Café Penha d’Águia «reflete mais uma vez, uma clara aposta na Cultura e nos artistas madeirenses», refere Óscar Fernandes, administrador executivo do Grupo Penha d’Águia. in Diário de Notícias