quarta-feira, 31 de maio de 2017

Diogo Goes entrevistado no Programa HORA 10 da ANTENA 1-Madeira






















https://www.rtp.pt/play/p1307/e291439/hora-10

Diogo Goes ilustra "Histórias da Ajudaris 2017"





























Diogo Goes ilustra para as “Histórias da Ajudaris”

O artista plástico madeirense Diogo Goes, foi convidado pelo sétimo ano consecutivo a colaborar com novas ilustrações para a publicação “Histórias da Ajudaris” – iniciativa da Associação de Solidariedade Social Ajudaris, sediada na cidade do Porto. Esta publicação de ilustração infantil, convida centenas de artistas plásticos e ilustradores a interpretarem textos da autoria de crianças, alunos de Escolas Básicas do 1º ciclo todo o país. A iniciativa que envolve vários municípios e entidades parceiras públicas e privadas, serve para o apoio ao desenvolvimento de ações solidárias levadas a cabo pela “Ajudaris” junto da comunidade em que se insere, e ao longo de todo o ano.
.
Os textos originais ilustrados por Diogo Goes, para esta edição,  intitulam-se “O mundo imaginário de Melany” e “Podemos ser medusas”, tendo neste ano sido lançado o desafio, aos pequenos autores e artistas convidados, de interpretarem o tema da “Família”.Refira-se que a iniciativa contempla uma exposição nacional itinerante, de ilustração infantil. O projeto no ano transato teve como Padrinhos, os apresentadores Jorge Gabriel e Tânia Ribas de Oliveira, e Alexandre Castro Caldas.

O projeto “Histórias da Ajudaris” tem vindo a crescer ao longo de oito anos de existência, conta atualmente com a participação de mais de 600 estabelecimentos de ensino de todo o país e mais de 500 artistas plásticos e ilustradores solidários, e com uma envolvência de mais de 30 mil pessoas, numa rede de afetos que junta voluntários, técnicos sociais, professores, alunos, encarregados de educação, artistas solidários, parceiros, mecenas e patrocinadores, apaixonados pela leitura, escrita, arte e solidariedade. Foram já realizadas neste âmbito, mais de 140 exposições em Museus, e Bibliotecas Municipais e anualmente, mais de cinquenta sessões de apresentação e lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris” em todo o país.

Diogo Goes, antigo aluno da Escola da APEL, é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto. Possui Formação na área da Pedagogia. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e no estrangeiro. Soma vários prémios e bolsas.




Associação de Antigos Alunos da APEL "apadrinha" livro de Cláudia Faria