sexta-feira, 27 de janeiro de 2017






























O artista plástico madeirense Diogo Goes, participou no final do ano transato, e pelo sexto ano consecutivo naquela que foi a oitava edição do livro “Histórias da Ajudaris’16”, responsabilidade da Associação de Solidariedade Social Ajudaris, sediada na cidade do Porto e que contempla uma exposição nacional itinerante, de ilustração infantil. Diogo Goes ilustrou o texto intitulado “Feira das Maçã”, da autoria de crianças, alunos do 1º ciclo da Escola Básica do Covelo, patente no Volume I, desta  8ª edição.

Agora, é desta vez convidado a iniciar uma outra colaboração solidária, em nova publicação, envolvendo aquela associação e Banco de Portugal, e destinando-se o apoio ao desenvolvimento de iniciativas com o Hospital Dona Estefânia, que terão lugar, a partir do 1º trimestre deste ano de 2017. Desta nova publicação de ilustração infantil, a partir de textos escritos por colaboradores do Banco de Portugal e seus filhos, resultarão ainda, várias exposições em espaços asociados às várias entidades parceiras, Banco de Portugal e Hospital Dona Estefânia. Refira-se que, todas as terças-feiras, colaboradores do Banco de Portugal deslocam-se ao Hospital Dona Estefânia para contar as Histórias da Ajudaris e desempenhar outras ações solidárias.

O texto original ilustrado para o efeito por Diogo Goes, intitula-se “Um truque para aproveitar restos de comida” e é da autoria de Sofia Pimentel e Isabel Maria Lencart Pimentel. Refira-se que a tema “A Alimentação e o Combate ao Desperdício” foi o mote para os trabalhos realizados para a edição de 2016, tendo neste ano de 2017 sido lançado o desafio, aos pequenos autores e artistas convidados, de interpretarem o tema da “Família”.

Os estabelecimentos de ensino que se queiram associar a estas iniciativas, poder-se-ão inscrever até  31 de Janeiro. www.ajudaris.org

O projeto “Histórias da Ajudaris” tem vindo a crescer ao longo de oito anos de existência, conta atualmente com a participação de mais de 600 estabelecimentos de ensino de todo o país e mais de 500 artistas plásticos e ilustradores solidários, e com uma envolvência 30 mil pessoas, numa rede de afetos que junta voluntários, técnicos sociais, professores, alunos, encarregados de educação, artistas solidários, parceiros, mecenas e patrocinadores, apaixonados, pela leitura, escrita, arte e solidariedade.  Foram já realizadas neste âmbito, mais de 140 exposições em Museus, e Bibliotecas Municipais e anualmente, mais de cinquenta sessões de apresentação e lançamento dos livros “Histórias da Ajudaris” em todo o país.

Diogo Goes é Licenciado em Artes Plásticas – Pintura, pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto e com Formação na área da Pedagogia. Realizou cerca de cinquenta exposições individuais e participou em mais de cento e vinte exposições coletivas em todo o país e no estrangeiro. Soma vários prémios e bolsas. Tem atualmente a decorrer em simultâneo, vários projetos e exposições na Região, no país e a nível internacional.

Sem comentários:

Enviar um comentário